A ansiedade é uma sensação difusa de apreensão, expectativa, receio sem causa aparente. Este “estado expectante”, pode se tornar crônico, como um eterno mal-estar ligado à ideia de que algo ruim vai acontecer.
Às vezes, pode aparecer em situações percebidas inicialmente como positivas, como esperar alguém ou planejar uma festa ou viagem.
O problema surge quando, a partir de algo que esperamos e ainda não aconteceu (e não sabemos como vai acontecer), começamos a imaginar situações ruins e desfavoráveis. Por exemplo: se uma pessoa se atrasa, não pensamos que pode estar comprando um chocolate ou que encontrou alguém legal no caminho: vamos logo achando que algo terrível aconteceu!
O que era bom, torna-se fator de ansiedade e até desespero.
Freud escreveu sobre a “Neurose de Angústia”, cuja sintomatologia se assemelha à do Transtorno de Pânico: aceleração cardíaca, sudorese excessiva, sensação de morte iminente, medo de ficar sozinho, perda do controle. A crise em si dura alguns minutos mas exaure a pessoa.
Posteriormente, ainda pode surgir o “pânico do pânico”: traumatizada com as crises, a pessoa fica muito angustiada, pensando em quando surgirá a próxima.
Assim, o pânico pode ser descrito como uma crise aguda de ansiedade.
Atualmente os transtornos de pânico ou síndrome do pânico já têm sido bastante estudados e alguns pontos importantes relativos ao tratamento esclarecidos. A principal forma de abordagem é feita com psicoterapia e medicação concomitantemente, permitindo uma diminuição das crises, em sua frequência e intensidade.

Sobre mim
Sou Solange Sarmento e atuo há mais de trinta anos como psicóloga e psicanalista.
Após a mudança de meus dois filhos para o exterior, decidi dedicar energia para o atendimento de brasileiros no exterior. Há três anos venho trabalhando também nesta modalidade online.
Como profissional, valorizo o comprometimento ético, empatia e respeito, visando a promoção da saúde mental, singularidade e autonomia. Este trabalho envolve também muito respeito, cuidado e acolhimento.
Contato
O primeiro passo você já deu. Vamos prosseguir?
Costumo fazer uma entrevista preliminar, para entender os motivos da sua procura pelo tratamento, apresentar-me e falar sobre meu trabalho.
Enfim, para nos conhecermos um pouco.
Nele também conversaremos, sobre as possibilidades de horários, combinamos o valor das consultas posteriores, e explicarei a forma de funcionamento.
Este contato inicial dura em torno de 20 a 30 minutos, e não é cobrado.
Leia mais sobre a terapia virtual aqui.